Série: Dilemas de um adolescente I

POR Psicóloga Anny Caetano 05/06/2017

A mudança e seu lado positivo Ingressando no Ensino Médio

"Será que vou conseguir aprender as novas disciplinas? E os meus amigos de classe, vou perdê-los? Que ambiente vou encontrar na escola nova?" Questões como essas costumam angustiar os jovens que estão prestes a deixar o Ensino Fundamental para ingressar no Ensino Médio. A inquietação não é à toa.
A maneira como os percalços dessa transição são enfrentados pode determinar a continuidade ou não dos estudos. Crescer faz parte da vida de qualquer ser humano, todos passamos por fases, enfrentamos mudanças físicas e emocionais. A adolescência é considerada um período de transição, onde ocorrem mudanças físicas, cognitivas e psicossociais.

É uma passagem da infância para a vida adulta, onde se inicia um processo de construção de uma identidade e o Ensino Médio é para muitos a época mais esperada, mas ao mesmo tempo mais desafiadora. Questionamentos surgem, as pressões são mais intensas, chegou a hora de pensar no futuro, de tomar decisões por si mesmo e talvez entrar em um relacionamento.


Aqui vai algumas dicas para você que irá ingressar no Ensino Médio. Procure ser organizado. Mantenha a agenda atualizada. Isso vai te ajudar a saber em que dia é determinada aula, pois no 1º ano você terá mais matérias com diferentes professores e livros. Essa mudança o tornará mais maduro e responsável. Isso é bom para o seu crescimento.

Com confiança e tranquilidade, você verá que essa nova fase será boa, e lhe trará maior independência. Assim como você tem habilidade para lidar com diferentes amigos e situações, com o professor será a mesma coisa.

Com o tempo você vai tirar de letra o jeitinho de cada professor. Aproveite para fazer novas amizades e manter aquelas que já têm. Lembre-se de que os amigos podem te ajudar a estudar para determinada matéria, te dar força em momentos difíceis e te auxiliar nos trabalhos acadêmicos em grupo.

Tenha convicção de que você é capaz de passar por mais essa etapa, não estude na última hora, revise a matéria diariamente, tenha sempre esse pensamento: “aula dada, aula estudada” Entrar no Ensino Médio requer uma atenção especial quanto ao seu futuro acadêmico e profissional, a partir daqui você já pode começar a pensar no que quer ser e pesquisar os melhores cursos e vestibulares. Você já passou por vários momentos desafiantes na vida, esse será apenas mais um deles. Tenha certeza que você terá com quem contar e passará por isso. Essas novas aprendizagens irão lhe preparar para a vida.