Dicas de Estudos - Matemática

POR Professora Fernanda Lopes 08/06/2017

Aprenda a estudar matemática de forma eficaz em 5 passos

A Matemática, assim como outras matérias da área de exatas, representa um grande desafio para estudantes de diferentes idades, classes sociais e etnias. Mas será que esse é um desafio intransponível? O objetivo dessa publicação é te ajudar a alcançar seus objetivos acadêmicos seguindo dicas muito simples, mas bem eficazes.

1°: Você precisa se concentrar.
Para absorver conteúdos que sempre julgou impossíveis de serem aprendidos, comece a criar uma rotina. Escolha um local tranquilo e bem iluminado, onde não haja distrações e, claro, desligue a internet do seu celular.
Fique tranquilo, pesquisas comprovam que seres humanos sobrevivem a longos períodos de abstinência de wi-fi e 3G. ;)

2°: Você precisa se organizar.
Monte um cronograma de horários para seus estudos. Estude todos os dias, revisando aquilo que foi feito em sala e, em seguida, realizando suas tarefas de casa. Uma coisa bem legal é ter um caderno extra para as atividades que você fará por conta própria. Nada de fazer contas em um rascunho, jogar fora depois, ou ter um monte de folhas espalhadas pela bancada de estudos.

3°: Você precisa praticar, praticar muito.
Sabe aquelas tarefas de aula que o professor explicou e você saiu feliz da vida porque tinha entendido tudinho? Então.... Isso não significa que você saiba fazer sozinho. Não se engane. Um hábito que você pode criar é copiar esses enunciados de questões em seu caderno extra para tentar resolver sozinho. Caso não consiga, dê uma olhada na solução que o professor exibiu e tente de novo. Ao terminar, corrija com caneta colorida mesmo, brinque de professor: Circule erros, faça observações, acrescente lembretes. Quando você apaga os erros e faz a questão novamente, fica a impressão de que já adquiriu todas as habilidades necessárias à resolução daquela questão, mas nem sempre isso é verdade. Por isso, sinalize todas as questões em que apresentou alguma dificuldade na resolução e, depois de alguns dias, volte a resolvê-la em outra página de seu caderno extra.

4°: Você precisa fugir do “branco”.
Quem nunca ouviu falar sobre alguém que passou horas estudando antes de uma prova e saiu dela frustrado porque “deu branco”? Pois é..... Esse “branco” dificulta a vida de muitos estudantes por aí. Mas sabia que já “dava branco” enquanto ele estudava, só que ele não percebeu? É verdade. Veja se você se identifica: Estudante um dia antes da prova, sentado, resolvendo uma questão que o professor já tinha avisado que cairia na prova. Ele não lembra exatamente como fazer e dá uma olhada no livro. Continua a resolução até que se perde de novo e manda um WhatsApp pro amigo. O amigo lhe responde com um áudio que esclarece as coisas e ele continua a resolução. Essa prática se repete questão após questão resolvida, por horas à fio, sempre parando para fazer consultas, sejam estas ao material didático ou aos amigos mais habilidosos com os números. No dia seguinte, comenta com o professor que estudou por 4, 5, 6 horas seguidas e pega a prova todo confiante. Ele começa a resolver as questões e logo toda aquela confiança parece que foge pela janela da sala. Ele ainda tenta “rabiscar” mais algumas coisas, mas logo levanta, entrega a prova cabisbaixo e murmura: “Pô, professor, deu branco”.
Alguma semelhança com a história da sua vida? Não precisa ser assim. De tempos em tempos, refaça as questões em que precisou realizar algum tipo de consulta. É importante que você consiga ler o enunciado, interpretar e resolver sem que haja nenhuma ajuda externa, pois, no momento da avaliação, quando precisar desse auxílio, você não terá e acabará proferindo a comum e fatídica expressão: “deu branco”. O que te deixa cada vez mais frustrado e desmotivado.

5°: Você precisa perseverar.
Algumas vezes os resultados positivos de seus novos hábitos de estudo parecem demorar. Isso é natural, infelizmente. Mas não desista. Sempre peça orientação a Deus e confie que, fazendo tudo o que está ao seu alcance, Ele lhe concederá a vitória. Apenas continue focado e estude de forma eficaz. Tenho certeza que conseguirá.
Bons estudos. ;)